Sob o impacto do poder de Deus: Assembleia de Deus celebra 100 anos no Maranhão

0
264

Aos 3 dias de junho do ano 1920, o pastor Clímaco Bueno Asa saía do porto de Belém do Pará rumo a São Luís do Maranhão, sob as bênçãos de Deus e dos líderes da Assembleia de Deus, Daniel Berg e Gunnar Vingren. Após dois dias de viagem, pisou em solo maranhense.

O Centro de São Luís foi o local escolhido para dar início à evangelização, e era também onde o pastor vendia livros e bíblias. Os primeiros cultos foram vazios. O missionário batia de porta em porta para pregar a palavra. Até que em uma bela manhã, a casa

149, da Rua Sete de Setembro, Centro de São Luís, abriu as portas.

O trabalho de evangelização continuou e muitos maranhenses aceitaram Jesus como Salvador. No dia 15 de janeiro de 1922, foram celebrados o primeiro Batismo em Águas e a primeira Santa Ceia. A data marcou, oficialmente, o início da Assembleia de Deus no Maranhão.

“Tantos como a areia da praia! Tantos como a areia do mar!”, o trecho desta canção resume a expansão da igreja Assembleia de Deus no Maranhão, ao longo de um século. São milhares de membros e congregações espalhadas por todo o estado.

Só na Assembleia de Deus em São Luís (IADESL), há 129 áreas de trabalhos pastorais, 123 pastores e o registro de 86.132 membros. Estima-se que o número de fiéis seja ainda maior.

UM SÉCULO DE EXISTÊNCIA

Para celebrar o marco, a igreja-mãe das Assembleias de Deus no Maranhão, a IADESL, promoveu uma vasta programação durante todo o ano de 2022, com carreatas, bandeiraços cruzadas evangelísticas, evangelismo nos terminais de integração e nas praças.

Para encerrar as comemorações dos 100 anos, foi realizada uma programação de três dias, no Espaço Centenário, localizado na estrada de Ribamar. Milhares de fiéis participaram da festividade.

Na ocasião, foi inaugurado o Memorial do Centenário. O presidente da IADESL, pastor José Guimarães Coutinho, homenageou e citou os 17 homens de Deus que o antecederam.

Um dos momentos mais aguardados da festa foi a apoteose de abertura, que reuniu representantes de todos os departamentos da igreja e recontou os 100 anos da Assembleia de Deus no Maranhão. Os três dias de festa foram de muito louvor, adoração e gratidão a Deus.

Nesta segunda-feira (28), acontecerá o culto em ação de graças no Templo Central da IADESL, localizado na Rua do Passeio. No dia 26 de dezembro, acontecerá um grande batismo em águas, no Espaço Centenário. Ocasião em que serão inauguradas as piscinas batismais.

DEPOIMENTOS

O presidente da IADESL destacou que as festividades do centenário foram além de suas expectativas. “Os trabalhos de Deus são excelentes, maravilhosos, gloriosos, sempre marcados pela presença de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. O que aconteceu no Espaço Centenário foi além da minha imaginação. Foi uma bênção de Deus. Que a honra seja dada a Deus, que a glória seja dada a Jesus e a bênção seja sobre a Assembleia de Deus Centenária”, enfatizou pastor José Guimarães Coutinho.

O presidente da Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Maranhão (CEADEMA), pastor Francisco Raposo Filho, pontua sua gratidão a Deus por ser membro há 45 anos da Assembleia de Deus. “Depois da família, a Assembleia de Deus é o que tenho de mais importante na minha vida. Eu honro a Deus por ser membro desta igreja e, por sua infinita graça, ministro do evangelho de Cristo. A minha conversão, minha chamada ministerial e o exemplo singular e inesquecível do saudoso pastor Estevam Ângelo de Souza são marcantes para mim”, concluiu.

Como todo assembleiano, pastor Joel Cruz diz estar em um clima de muito fervor espiritual, alegria e gratidão a Deus. “É um privilégio fazer parte da igreja centenária. Cheguei aqui no início da década de 90 e fui acolhido por esta igreja, que me deu oportunidades incomparáveis. Eu fui adolescente nesta igreja, jovem e hoje sou um senhor, pela graça de Deus. O Pentecoste é uma bênção de Deus para todas as faixas etárias”, citou.

Há 65 anos como membro da Assembleia de Deus, o aposentado José Ribamar Costa, de 82 anos, fala com alegria da igreja centenária. “Tinha 17 anos quando me entreguei ao Senhor Jesus, e até esta data permaneço servindo ao Senhor. Fui dirigente em algumas congregações aqui em São Luís. A Assembleia de Deus tem representado, até agora, a fé inabalável. Até hoje tudo o que tenho recebido provém do Senhor, e nunca me afastei da Assembleia de Deus. É a casa de Deus, onde tenho refúgio espiritual tanto para mim quanto para minha família. Eu acredito que seja de grande honra a Assembleia de Deus no Maranhão”, testemunhou.

A aposentada Maria de Nazaré marcou presença na abertura das festividades e falou com entusiasmo do evento. “Estou aqui porque são 100 anos de história. Isso é motivo de alegria. Vim participar com a minha família”, comemorou.

MISSÕES

Na atual gestão da IADESL, foi iniciada a estruturação do projeto de missões urbanas e expansão do trabalho missionário transcultural internacional e interestadual.

A IADESL possui, atualmente, 56 missionários atuando nos cinco continentes. A igreja segue firme proclamando as Boas Novas de Jesus.

O Slogan da igreja centenária ecoa cada vez mais longe: pensando missões, falando missões, fazendo missões e vivendo missões na América, na África, na Europa, na Ásia e na Oceania!

Edição: Janaína Berredo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui