Dia 15 de janeiro é instituído o Dia Municipal da Assembleia de Deus em São Luís

O dia da Iadesl em São Luís foi instituído em homenagem aos 100 anos da Assembleia de Deus no Maranhão, comemorado neste sábado, 15 de janeiro.

0
37
Foto: Iadesl

O dia 15 de janeiro foi instituído o Dia Municipal da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Luís – IADESL. A data foi estabelecida por meio da Lei nº 6.958/2022, sancionada, na última quarta-feira (12), pelo prefeito da capital maranhense, Eduardo Braide (Podemos).

O dia da IADESL em São Luís foi instituído em homenagem aos 100 anos da Assembleia de Deus no Maranhão, comemorado neste sábado (15).

“Nós somos, pela graça de Deus, a geração centenária que caminha para a frente e para o alto, hasteando e fazendo tremular a bandeira do evangelho da salvação nos céus do mundo inteiro; proclamando em alto e bom som que Jesus Cristo salva, cura e batiza com o Espírito Santo e com fogo. Parabéns, Assembleia de Deus no Maranhão. Parabéns, Iadesl centenária”, declarou o pastor José Guimarães Coutinho, Presidente da Assembleia de Deus em São Luís.

Por meio de nota, o Governo do Maranhão também parabenizou a Iadesl pelo seu centenário no Estado e pela contribuição da igreja em projetos sociais.

Veja a nota na íntegra

“O Governo do Maranhão saúda a Igreja Assembleia de Deus pelos seus 100 anos de serviços religiosos e sociais prestados no estado.

Nos últimos anos, a Assembleia de Deus foi um importante parceiro do Governo para o sucesso do programa Maranhão Solidário, levando iniciativas que contribuem para a melhoria dos índices de desenvolvimento humano e que ajudaram milhares de maranhenses. 

Nesta data tão importante, nossos cumprimentos a todos os pastores, dirigentes e membros da Igreja”.

Fundação

No início do século XX, os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, receberam em profecia a ordem de que tinham que pregar o evangelho num lugar chamado Pará. Ao pesquisarem no mapa, descobriram que era um local distante na Amazônia.

Sem dinheiro e sem entenderem o idioma português, partiram de Nova York rumo a capital paraense. Eles desembarcaram em Belém no dia 19 de novembro de 1910.

No Pará conheceram o casal Henrique e Celina Albuquerque, que cederam sua casa para as reuniões pentecostais.

No Maranhão, as atividades da Igreja Assembleia de Deus foram iniciadas no ano de 1921, por meio do pastor colombiano Clímaco Bueno Aza, amigo próximo e aprendiz do pioneiro Daniel Berg. Bueno Aza veio a São Luís enviado pela igreja-mãe de Belém.

O pastor iniciou o trabalho de evangelização na capital maranhense e foi conquistando fiéis. E, no dia 15 de Janeiro de 1922, deu-se origem oficialmente a Igreja Assembleia de Deus em São Luís, situada na rua 7 de Setembro, no Centro da capital. Também nesta data foi realizado o primeiro batismo em águas oficializando os novos membros recém-convertidos e também a primeira celebração de Santa Ceia.

A IADESL foi mantida pela Igreja Assembleia de Deus de Belém-PA até o ano 1947, quando passou a ter administração própria.

Atuação Social

A Assembleia de Deus é uma igreja com forte atuação na América do Sul, África e Ásia e outros países. Além de missões internacionais, a Igreja presta serviços às comunidades carentes da região metropolitana e ribeirinhas, além de refugiados.

Segundo a IADESL, a igreja não se preocupa apenas com o aspecto religioso e espiritual, mas desenvolve também diversas ações de caráter social visando beneficiar toda a comunidade ludovicense.

Anualmente realiza a campanha de doação de sangue intitulada Vem Doar em parceria com o HEMOMAR. Através desse projeto, os fiéis da Assembleia de Deus são estimulados a exercerem o ato de solidariedade e amor ao próximo e centenas de bolsas de sangue são arrecadadas para abastecer o HEMOMAR e ajudar a qualquer pessoa que necessite desse tipo de ajuda, independente se é ou não membro da igreja.

A IADESL também realiza a Ação Social chamada AD Cidadania, idealizada pelo pastor Coutinho e realizada pela Assessoria de Assistência Social da Igreja. Nesse projeto, a Assembleia de Deus faz parceria com diversas instituições como Defensoria Pública, Sesc, Senac, Procon, faculdades e universidades de São Luís e centenas de voluntários da própria igreja promovendo um dia de cidadania e serviços relevantes para a população.

Fonte: G1 Maranhão

“Nós somos, pela graça de Deus, a geração centenária que caminha para a frente e para o alto, hasteando e fazendo tremular a bandeira do evangelho da salvação nos céus do mundo inteiro; proclamando em alto e bom som que Jesus Cristo salva, cura e batiza com o Espírito Santo e com fogo. Parabéns, Assembleia de Deus no Maranhão. Parabéns, IADESL centenária”, declarou o pastor José Guimarães Coutinho, Presidente da Assembleia de Deus em São Luís.