A Assembleia de Deus em São Luís (IADESL) promoveu nos dias 15 e 16 de julho, o treinamento para diáconos, dirigentes de congregações e auxiliares, com o tema: “A excelência do serviço diaconal”, com base na primeira carta de Paulo a Timóteo, no capítulo três e versículos 8 a 13.
O pastor presidente da IADESL, José Guimarães Coutinho; o coordenador do projeto centenário da igreja, pastor Daniel Matos e o pastor Moisés Bacelar foram os obreiros convidados para ministrar nesta primeira edição do Seminário Diaconal.
De acordo com o número de inscrições fornecido pela secretaria da igreja, um mil e 700 obreiros participaram do seminário.
O evento faz parte das comemorações do centenário da igreja mãe das Assembleias de Deus no Estado do Maranhão e foi organizado pela União de Diáconos da Assembleia de Deus em São Luís (UDIADESL).
A função do diaconato
No Novo Testamento, em Atos 6, consta o registro da separação dos primeiros diáconos, que tinham a função de administrar as coisas materiais e se ocupavam do suprimento dos necessitados na igreja.
Diz respeito ao ministério eclesiástico que foi instituído pelos apóstolos para:
• Socorrer os necessitados;
• Servir às mesas;
• Manter a boa ordem na Casa de Deus (At 6.1-6).
Em suas funções básicas, servindo a igreja, os diáconos atuam como ajudantes do pastor, proporcionando-lhe tempo necessário para a oração, dedicação a Palavra.
A Assembleia de Deus em São Luís chega ao seu centenário com um sentimento de gratidão a Deus pelas muitas coisas que Ele fez no decorrer de um século de história.
De acordo com o último relatório da Secretaria Geral, apresentado no dia 2 de novembro de 2021, a IADESL conta com 86 mil membros, 130 áreas de trabalhos pastorais, 123 pastores, 439 congregações, 22 missionários urbanos, 56 missionários transculturais, 491 diáconos e um terreno.
Revisão: Lideney Ferreira
Foto: Edivaldo Pereira