Sobre a IADESL
"De Jerusalém a Éfeso; da Alemanha de Lutero à Inglaterra de Wesley e Spurgeon; dos Estados Unidos da América de Moody e Willian Joseph Seymour na Rua Azuza, à Belém do Pará no Brasil onde aportaram os missionários pentecostais Daniel Berg e Gunnar Vingren – é o poder que mantem e faz o evangelho avançar!"
Bem-vindo a Igreja Assembleia de Deus em São Luís, uma igreja sob o Impacto do
Poder!
Somos uma igreja pentecostal, fundada em 15 de janeiro de 1922, pelo pastor Clímaco
Bueno Aza, missionário enviado a São Luís do Maranhão, sob as bênçãos de Deus e
dos líderes da Assembleia de Deus, Daniel Berg e Gunnar Vingren.
Temos como foco a pregação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como
a fundação e manutenção de igrejas e congregações. Com isso, estamos em todos os
cantos da capital maranhense pregando a Palavra transformadora do Evangelho e
exercendo relevância na sociedade.
A título de organização, estamos divididos em 129 áreas de trabalhos pastorais
compostas de 439 congregações que reúnem mais de 80 mil membros efetivos.
Os departamentos da IADESL foram criados para reunir ações voltadas para cada faixa
etária: crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres. Existem também setores
que trabalham na área familiar, missões e ação social.
Convidamos você a estar conosco e sentir a presença real de Deus no nosso meio.
Será uma alegria ter você aqui.
Que o Senhor Jesus te abençoe!
No dia 03 de junho de 1920, o pastor CLÍMACO BUENO ASA saiu do porto de Belém do Pará, sob as bênçãos de Deus e dos líderes da Assembleia de Deus, Daniel Berg e Gunnar Vingren rumo à São Luís do Maranhão. Na época, uma longa viagem de barco; o que nos leva a crer que, na madrugada do dia 05, sem que ninguém os aguardasse, sua esposa e ele desceram da embarcação na Rampa Campos Melo trazendo consigo a poderosa palavra de Deus!
Não havia tempo a perder! O centro da cidade foi o lugar escolhido para a pregação, a entrega de folhetos, o método escolhido e a venda de Bíblias e livros de porta em porta o meio de sustento.
Nos primeiros cultos, apenas as vozes do casal Clímaco e Júlia podiam ser ouvidas e como foi longo o tempo de espera pelos primeiros frutos! Enquanto isso, o missionário-colportor batia de porta em porta até que, numa manhã iluminada a casa 149 da Rua Sete de Setembro, bem no centro da cidade de São Luís se abriu; era a residência o casal Propécio Lázaro Lobato e Ana Almeida Lobato.
Animado, o missionário entregou um folheto e tamanha foi a surpresa ao ouvir da dona Ana: “.... Ah! Sim, sobre este folheto que você me oferece, certamente já ouvi falar, pois você é da religião do diabo, não é?” Ao que respondeu o homem de Deus: “Senhora, eu não sou da religião do diabo, sou pregador do Evangelho e distribuo a Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus. Sou um crente em Jesus!”
Após isso o tom de voz mudou e a mulher logo lembrou que seu marido tinha relatado que deseja conhecer mais o assunto. Convidado por ela, Clímaco entrou na residência e esperou o policial Propécio chegar do quartel, lhe falou do evangelho e o casal se rendeu aos pés de Cristo!
Glória a Deus! Pois, muitos maranhenses fizeram o mesmo, e assim, no dia 15 de janeiro de 1922, foi realizado o primeiro batismo em águas e a primeira santa ceia foi celebrada – a Assembleia de Deus no Maranhão foi oficializada e São Luís se tornou a faísca de onde a chama do pentecoste se espalharia pelo estado e depois entre muitas nações!
Após quatro anos no Maranhão, o pastor Clímaco Bueno Asa foi auxiliar o missionário Gunnar Vingren no Rio de Janeiro, deixando um bom número de crentes atuantes, como o casal Paulino Flávio Rodrigues e Isabel Florestal Rodrigues, que viriam a ser grandemente usados por Deus! Aleluia!
O pastor MANOEL JOSÉ DA PENHA deu continuidade ao trabalho do Senho e batizou nas águas, entre outros crentes, o casal Paulino e Isabel Florestal Rodrigues.
Foi em sua gestão também, na casa da rua da Palmas, onde se reunião, que houve os primeiros batismos com o Espírito Santo, a alegria dos irmãos Propécio Lazaro Lobato, Isabel Florestal Rodrigues e Maria Neves de Oliveira Santos; ao falarem em línguas estranhas pela primeira vez chamou a atenção e muitos começaram a sentir a presença de Deus, sem ao menos saber do que se tratava.
O doce poder do alto invadiu o Maranhão! Mas, como no Pentecoste de Atos, a perseguição também foi terrível e o local do culto, foi por muitas vezes apedrejado. Mas Deus usou os militares crentes Paulino Flavio Rodrigues e Leocádio Duarte Melo, eles foram às autoridades e o trabalho prosseguiu.
O fogo pentecostal começou a se espalhar pelo Maranhão: o povo de Viana, Rosário, Itapecuru Mirim e Coroatá ouviram a pregação do evangelho e Viana prosperou grandemente.
Infelizmente, nosso primeiro expansionista faleceu no ano de 1927, com apenas 35 anos de idade, deixando, porém, a chama do pentecoste acesa! Aleluia!
O envio de Nels Julius Nelson pelo missionário Samuel Nystrom, para liderar o trabalho até a posse do novo pastor, foi o início de uma grande amizade entre ele e o povo maranhense, pois, nas próximas três décadas voltaria a estas terras para presidir convenções, estudos bíblicos, resolver problemas e animar os crentes em tempos de perseguições.
Sua marca indelével de amor e esmero pelo estudo das Sagradas Escrituras fez dele um exemplo para muitas gerações de pastores. Sua vida de oração supera em muitos os seus feitos administrativos, e com sua vida nos exorta a viver para o serviço do Mestre.
Pastoreio amoroso, oração fervorosa e estudo persistente é o que mantém a igreja em Pentecostes nos dias de bonança e nos tempos de adversidade!
Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação, disse o apóstolo Paulo. Mas estas palavras também podem ser usadas para falar do pastor MANOEL CÉZAR DA SILVA.
Neco Cézar, como era conhecido, chegou em São Luís em outubro de 1927 e sob seus cuidados a Igreja se manteve firme ao mais duro período de perseguição, inclusive, com o apedrejamento da congregação.
Como um ato de prudência, o pastor Neco transferiu a sede da Assembleia de Deus do centro para o bairro João Paulo. E como um ato fé organizou os trabalhos da Assembleia de Deus em Pinheiro, Pedreiras, Vertente (Bom Lugar), São Lourenço (Lago dos Rodrigues).
Com mão poderosa e braço forte é assim que o amor eterno de Deus se manifesta em nossas vidas! E foi assim na vida do pastor Neco Cézar, pois antes de ser transferido para Óbidos, no Pará, batizou, na cidade de Pedreiras, o irmão Francisco Assis Gomes que viria a ser um dos pastores com grande relevância para a expansão do evangelho na região do Mearim.
O Pastor Luís Hygino de Sousa chegou ao estado do Maranhão no dia 31 de janeiro de 1903, assumindo a liderança da IADESL em um momento de franco desenvolvimento, contando com cerca de duzentos membros. Um dos seus primeiros atos foi transferir a sede da igreja do bairro João Paulo para a Rua do Passeio.
Outro fato marcante de sua gestão foi a criação, em 15 de janeiro de 1934, da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão – CEADEMA, ocasião na qual foi ordenado o Pastor João Jonas, que tornou-se, desta forma, o primeiro pastor ordenado pela Assembleia de Deus maranhense.
O poder de Deus traz unidade e a unidade a bênção! Hoje a CEADEMA está presente em 185 municípios, com 435 campos de atividades pastorais em franco crescimento; mantendo missionários em muitos países e projetos missionários estratégicos entre indígenas, quilombolas, sertanejos, além de secretarias e comissões de apoio ao crescimento da obra como: Unilíder, Uneomad, Semadema e Sedac. A Deus seja a glória!
Depois de passar pelo atual estado de Rondônia e ordenado ao santo ministério no dia dois de março de mil novecentos e trinta por Nels Julius Nelson e Samuel Nystrom, chegou ao estado do Maranhão, assumindo a presidência da Assembleia de Deus na cidade de Grajaú no ano de 1930.
Posteriormente, o Pastor Januário Norberto Soares assumiu o pastorado da Assembleia de Deus na cidade Pedreiras, em cujo corpo de obreiros se encontrava o irmão João Jonas, logo empossado por ele como dirigente do povoado Mata Velha (atual cidade de Dom Pedro), de onde o novo dirigente partiu em uma verdadeira cruzada evangelística em todos os povoados em redor. Foi neste contexto que, em um culto no povoado Lagoa Nova (hoje parte do município de Santo Antônio dos Lopes), recebeu a Cristo o jovem Alcebíades Pereira Vasconcelos.
O Pastor Januário Norberto Soares chegou a São Luís no dia nove de fevereiro de mil novecentos e trinta e seis, sendo empossado pelo Missionário Nels Julius Nelson como presidente da IADESL, e durante um ano presenteou um relevante serviço ao Reino de Deus nesta cidade. Louvado seja a Deus que, em sua infinita sabedoria nos concedeu como pastor este grande e honrado homem!
Em 09 de fevereiro de 1937, chegava de Teresina-PI, o pastor José Bezerra Cavalcante, que marcou a história de IADESL de muitas formas, dentre elas se destacam a ordenação do Pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos e a fundação do Coral do Templo Central, no ano de 1938, que, pela graça de Deus, se encontra ativo até hoje.
O Coral Manancial de Louvor é um marco na história e um testemunho vivo do grande valor do ministério deste grande pastor.
Com a morte do pastor José Bezerra Cavalcante, o missionário Nels Julius Nelson retorna ao Maranhão, pastoreando a Igreja por um período, até a chegada do novo pastor.
O Pastor Deocleciano Cabralzinho de Assis foi empossado na IADESL no dia 10 de outubro do mesmo ano de sua ordenação, assumindo o compromisso e o desafio de comprar um terreno para a construção do seu templo sede, o que veio a ocorrer em 25 de março de 1940, sendo o atual endereço de nossa igreja centenária: Rua do Passeio, 981, Centro.
Após a compra do terreno, juntamente com os crentes de então, deu início à construção do primeiro templo central, inaugurando-o no dia 21 de setembro de 1941. Esta grande vitória foi e continua sendo um marco em nossa história – glória a Deus!
Com a morte do pastor José Bezerra Cavalcante, o missionário Nels Julius Nelson retorna ao Maranhão, pastoreando a Igreja por um período, até a chegada do novo pastor.
O Pastor Francisco Pereira do Nascimento assumiu a liderança da IADESL em dois períodos distintos e daqui voltou para Belém onde tornou-se o primeiro pastor brasileiro a ascender à presidência da igreja-mãe.
Este foi um grande líder que o Senhor enviou como prova do seu amor ao estado do Maranhão em tempos estratégicos para a manutenção da unidade de Seu povo.
Homem zeloso com a doutrina pentecostal organizou e coordenou estudos bíblicos para pastores e em sua gestão foram ordenados os pastores Francisco Assis Gomes, José Pinto de Menezes, Otoniel Alves de Alencar e José Ramos homens que marcaram seu tempo.
Ao chegar a São Luís o Pastor José Leonardo da Silva organizou um grande batismo, que chegou a ser notificado pelos jornais da cidade. Na sua gestão, entregou sua vida ao senhorio de Cristo a irmã Teresinha de Jesus Amaral da Silva, que tem 8 décadas de dedicação ao Reino de Deus, principalmente por meio do Círculo de Oração.
Louvado seja o nome dos Senhor pela vida deste abnegado pastor, que muito se dou pela evangelização dos estados do Maranhão e Pará.
O pastor JOSÉ RAMOS, que desde 1941, já liderava o trabalho do Senhor em Pedreiras, logo que recebeu a liderança da igreja empreendeu a reforma e ampliação do templo onde também construiu sua galeria.
Sua gestão também é marcada pelo crescimento da Igreja. Ele marca nossa história com a coragem dos valentes de Deus, capazes de sonhar e realizar grandes obras pela sua fé e dependência daquele que é o dono Seara. Mas nos lembra também que somos imperfeitos e que devemos nos manter em constante vigília.
O pastor José Teixeira Rêgo foi o segundo maranhense a liderar a IADESL. Seu maior desafio para organizar o trabalho no sentido doutrinário, missão que cumpriu fielmente.
Em sua gestão, organizou a igreja para receber a AGO de 1948 e logo após, retornou a Fortaleza-CE, onde é considerado um apóstolo moderno, dado ao seu grande esforço em empreendimentos evangelísticos. Glória a Deus!
A gestão do pastor José Pinto de Menezes foi marcada pelas viagens ao interior do estado para fortalecer os irmãos, pois neste período, houve perseguições nas cidades de Barreirinhas, Vitorino Freire e Vitoria do Mearim.
Glória a Deus, pois existem grandes igrejas nestas cidades, nos fazendo lembrar da grandiosa mão de Deus que, por misericórdia, fortalece os braços de Seus soldados na defesa do Evangelho e faz a Sua obra avançar mesmo em tempos difíceis.
O pastor Francisco Moisés Garcia foi o primeiro pastor ordenando em São Luís pelas Assembleia de Deus e o terceiro maranhense a liderar a IADESL. Foram apenas quinze dias à frente da igreja do Senhor, neste período a igreja comemorou os 31 anos de atividades evangelísticas sob a unção do Espírito Santo.
O pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos foi empossado pelo missionário Nels Nelson para liderar os trabalhos no Maranhão e Piauí, e convidou o jovem pastor Estevam Ângelo de Souza para lhe auxiliar em frente ao grande trabalho. Com a necessidade de organizar o trabalho em São José de Ribamar trouxe o pastor Raimundo Prudente de Almeida.
Logo após tomar posse, viu a necessidade de construir um novo templo, assim no dia 07 de dezembro de 1954, deu-se início a construção do novo templo da Assembleia de Deus em São Luís; obra que foi inaugurada no dia 07 de dezembro de 1956, com ampla divulgação nos meios de comunicações da época.
Também é de sua gestão a compra da casa pastoral, próximo ao Cemitério do Gavião, local em que o pastor Estevam Ângelo de Souza residiu por longos anos.
Em 1957, o pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos foi participar da AGO da CGADB em Belo Horizonte, lá recebeu o convite do missionário Nels Nelson para ir trabalhar em São Cristóvão-RJ, o que muito honra a história da igreja maranhense.
Ao assumir a IADESL o dia 16 de dezembro de 1957, o pastor Estevam Ângelo de Souza encontrou 496 membros em comunhão, o Templo Central e duas casas de oração: João Paulo e São José de Ribamar e sua gestão foi marcada pelo grande crescimento numérico, pela excelência na administração e pelo zelo do ensino e pregação da Palavra de Deus.
- Seu frutífero ministério, pois entre outros empreendimentos, foi
em sua gestão que, juntamente com a Igreja efetivou as seguintes
ações:
- Ampliou o número de templos, saltando de 1 templo e duas congregações para mais de 102 trabalhos oficializados (excetuando-se os templos dos atuais campos de São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Jardim Tropical, Tirirical e Vila Brasil).
- Oficializou os Círculos de Oração, iniciando pelo Filhas de Sião (Anil).
- Deu início ao trabalho missionário transcultural, mediante apoio ao Pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos na Bolívia.
- Estruturou os trabalhos evangelísticos entre os indígenas no Maranhão.
- Fundou a Sociedade Filantrópica do Maranhão.
- Regularizou o Colégio Bueno Aza e o transferiu para o bairro Monte Castelo.
- Iniciou a construção do Centro Social da Assembleia de Deus no Vinhais.
- Criou a Fundação Pastor José Romão de Souza e a Rádio Esperança FM.
- Organizou a UMADESL.
A partida do pastor Estevam Ângelo de Souza para a eternidade foi um momento de muita dor para a igreja maranhense, mas o que Deus realizou por meio de sua vida e ministério é motivo de grande alegria e louvor a Deus e o legado que ele deixou continua a inspirar o ministério de muitos servos do Senhor. Aleluia!
A receber a posse da presidência da IADELS o pastor José Guimarães Coutinho assumiu a liderança da maior igreja maranhense e por onde passaram grandes nomes do pentecostalismo brasileiro.
- Sendo filho da terra e discípulo do grande de homem
de Deus que o antecedeu, sua responsabilidade se
agigantou ainda mais. Porém, a grande do eterno
Deus se mostrou grandiosamente em sua vida dando-
lhe o direcionamento e a graça necessária para cada situação. Entre as ações de seu
ministério (até o momento), pode-se constatar que:
- Ampliou o número de congregações de 102 para 439.
- Ampliou o número de pastores, saindo de 15 e chegando a 123 pastores servindo a Deus, além de 22 missionários urbanos.
- Criou e oficializou os departamentos da igreja: DIADESL, UADESL, UFADESL, ASSIADESL, DEMADESL, SEMADESL, DEFADESL e UDIADESL.
- Deu início e estruturou o Projeto de Missões Urbanas.
- Estruturou e expandiu o trabalho missionário transcultural internacional e interestadual realizado pela IADESL.
- Em sua gestão a IADESL enviou um grande número de obreiros ao campo missionário, contando atualmente com 56 missionários, que atuam em 5 continentes (América Latina, Europa, África, Oceania e Ásia), alcançando 14 países.
- Adquiriu o terreno e deu início à construção do Espaço Centenário.
O pastor Coutinho como é conhecido lidera, atualmente, a organização das celebrações do Centenário e segue firme na presença de Deus e de Sua igreja, sendo um exemplo de dedicação ao Rei e ao Reino; um entusiasta e promotor do movimento pentecostal. É dele o tema desta festa: Sob o Impacto do Poder!
Oh, glória a Deus! Fomos, somos e continuaremos sendo o povo do doce barulho das línguas estranhas, o povo da Bíblia, o povo que vive milagres, o povo da fé genuína, o povo que vai além de suas forças pelo poder do Espírito Santo que age em nós! Aleluai!
Sob o impacto do poder resistiremos as filosofias de nosso tempo!
Sob o impacto do poder nos manteremos fiéis a sã doutrina!
Sob o impacto do poder viveremos milagres!
Sob o impacto do poder anunciaremos entre os povos o Evangelho que liberta! Sob o impacto do poder ensinaremos à “geração mais cem” que só o Senhor é Deus e não há outro!
Sob o impacto do poder aguardaremos a volta de nossa Senhor Jesus Cristo!
E sob o impacto do poder, até que Ele volte, seguimos adorando o Seu glorioso nome. Amém!