Outubro é reconhecido, mundialmente, como o mês de prevenção ao câncer de mama, o segundo mais incidente nas mulheres, perdendo apenas para os cânceres de pele não melanoma.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são estimados 66.280 novos casos da doença no Brasil, em 2022. No Maranhão, a previsão é de 840 novos casos.
Quando detectado no início, a chance de cura chega a 95%. Por isso, é fundamental o acompanhamento médico periódico, e a realização do exame de mamografia anualmente para as mulheres acima dos 40 anos.
A Assembleia de Deus em São Luís (IADESL) apoia, por meio das áreas, da fundação pastor José Romão de Sousa e da Rádio Esperança FM, ações com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Histórico
A Campanha Outubro Rosa teve início, em 1990, com o evento intitulado “Corrida pela Cura”, realizado em Nova Iorque (EUA). No Brasil, o movimento começou em 2002, no estado de São Paulo. De lá pra cá, as ações de conscientização contra o câncer de mama têm aumentado, contribuindo com o diagnóstico precoce da doença e aumentando as chances de cura.
Texto: Janaína Berredo